Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra

Autores

  • Salete Maria Chalub Bandeira Universidade Federal do Acre
  • Eliete Lima

Resumo

O texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI.

 

[1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Maria Chalub Bandeira, Universidade Federal do Acre

Professora efetiva da Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação Ciências e Matemáticva pela REAMEC - UFMT.

Atua com Neurociência e a Educação Matemática Inclusiva.  Formação Inicial e Deficiência Visual.

Tecnologia Assistiva Formação docente;

Tecnologias da Informação e Comunicação,Tecnologias Móveis e Digitais com vídeo aulas no ensino de Matemática.

Desde 2015 professora no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. 

Disciplinas Tecnologia e Materiais Curriculares no ensino de Matemática;

Práticas Inclusivas e a (Re) Construção da Prática Pedagógica no Ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Matemática (Deficiência Visual).

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Bandeira, S. M. C., & de Lima, E. A. (2022). Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra. Educação Matemática Em Revista, 27(75), 85-98. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078

Edição

Seção

Relatos de Experiência