A concepção de laboratório de matemática de licenciandos

repensando conceitos, uso e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2915

Resumo

O laboratório de matemática como espaço e instrumento colaborativo na formação do licenciando tem sido cada vez mais discutido em pesquisas educacionais no século XXI. Dessa forma, esse estudo objetivou apresentar uma visão de concepção de laboratório de matemática e ensino a partir de uma análise das falas de discentes matriculados na disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em particular, do semestre de 2021.1. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizada uma apreciação dos dados, nos quais as respostas coletadas foram categorizadas e discutidas a partir das sete concepções de laboratório de matemática propostas por Rodrigues e Gazire (2015). Dentre as categorias mais comentadas estão o Laboratório como uma disciplina, Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Verificou-se que para os participantes o laboratório de matemática pode ser um espaço de reflexão da prática docente, que irá auxiliá-lo no fazer da sala de aula, principalmente lhe dando recursos didáticos e métodos diferenciados que possibilite ao aluno construir o próprio conhecimento matemático, que porventura, tenha dificuldade de compreensão em uma exposição tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA, Universidade Estadual do Ceará

ossui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Ana Cláudia Mendonça Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2008). Tem experiência na área de Formação Continuada de Professor, Educação à Distância e Formação Inicial, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação matemática, recurso didático, formação de professores e metodologia de ensino. Pesquisadora e colaboradora no GEM2 Grupo de Estudo em Educação Matemática do Multimeios e do GPEHM Grupo de Pesquisa e Ensino de História da Matemática.

Joelma Nogueira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Joelma Nogueira dos Santos é graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo. É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia e coordena o Laboratório de Matemática e Ensino (LAMATE). Ocupa o cargo de Diretora Geral da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do triênio 2019 - 2022. 

Publicado

2021-12-30

Como Citar

PEREIRA, A. C. C., Pinheiro, A. C. M., & Santos, J. N. dos. (2021). A concepção de laboratório de matemática de licenciandos: repensando conceitos, uso e formação. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 24 - 43. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2915

Edição

Seção

Artigos