Saberes evidenciados no desenvolvimento da Numeracia:
vivências com o número zero na Educação Infantil
Resumo
Este artigo relata uma das propostas de atividades desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado cujo propósito foi trabalhar a Numeracia na Educação Infantil, favorecendo acesso aos conhecimentos matemáticos, inseridos no Campo de Experiência - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (BRASIL, 2017). O procedimento empírico foi desenvolvido em uma escola pública no litoral de São Paulo, em uma classe com 25 alunos, com idades entre 5 e 6 anos. Nesse grupo, havia dois alunos com Transtorno do Espectro Autista e um com Síndrome de Down. As atividades exploraram diversas linguagens e agregaram estímulos multissensoriais por meio de brincadeiras, valorizando o lúdico e a mediação. Nesse panorama, uma das atividades causou fascínio ao evidenciar o desembaraço dos educandos ao lidarem com o número zero. Neste artigo, discute-se a concepção do número zero por esse grupo de alunos à luz da Teoria de Vergnaud.