Saberes evidenciados no desenvolvimento da Numeracia:

vivências com o número zero na Educação Infantil

Autores

  • Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino Prefeitura Municipal de São Vicente
  • Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva

Resumo

Este artigo relata uma das propostas de atividades desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado cujo propósito foi trabalhar a Numeracia na Educação Infantil, favorecendo acesso aos conhecimentos matemáticos, inseridos no Campo de Experiência - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (BRASIL, 2017). O procedimento empírico foi desenvolvido em uma escola pública no litoral de São Paulo, em uma classe com 25 alunos, com idades entre 5 e 6 anos. Nesse grupo, havia dois alunos com Transtorno do Espectro Autista e um com Síndrome de Down. As atividades exploraram diversas linguagens e agregaram estímulos multissensoriais por meio de brincadeiras, valorizando o lúdico e a mediação. Nesse panorama, uma das atividades causou fascínio ao evidenciar o desembaraço dos educandos ao lidarem com o número zero. Neste artigo, discute-se a concepção do número zero por esse grupo de alunos à luz da Teoria de Vergnaud.

 

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Biografia do Autor

Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva

Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes

E-mail:solangehf@gmail.com

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

Rosalino Dias da Silva Angelino, R., & Hassan Ahmad Ali Fernandes, P. D. S. . (2021). Saberes evidenciados no desenvolvimento da Numeracia:: vivências com o número zero na Educação Infantil. Educação Matemática Em Revista, 26(71), 17-30. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2700

Edição

Seção

Auxílio para a sala