Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades

Autores

  • Fernanda Lopes Sá Barreto
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Palavras-chave:

Combinatória, Representações simbólicas, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Investigou-se a influência de diferentes representações simbólicas na resolução de proble- mas combinatórios por alunos dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Participa- ram 24 alunos, separados em três grupos. Antes do ensino, os alunos realizaram um teste e após o ensino também. Ambos os testes foram compostos por situações-problema contendo diferentes significados da Combinatória. Nas aulas foram resolvidos os problemas do pri- meiro teste, sendo que em cada grupo foram usadas formas de representação simbólica dis- tintas: listagens e/ou árvores de possibilidades. No primeiro teste verificou-se que a maioria das respostas dos alunos não apresentou relação combinatória e, entre as representações simbólicas, a listagem foi a mais utilizada. Durante as aulas buscou-se chamar a atenção dos participantes para propriedades e relações combinatórias. No teste após a aula observou-se que houve avanço significativo no desempenho dos participantes e que os grupos progredi- ram de modo semelhante. A listagem foi a representação simbólica mais usada também no teste após a aula em todos os grupos, inclusive naquele que não fez uso de tal representação na aula, mas após a aula os alunos haviam aprendido a fazer uso sistemático desse recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Barreto, F. L. S., & Borba, R. E. de S. R. (1). Estudantes de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos Resolvendo Problemas Combinatórios com Listagens e com Árvores de Possibilidades. Educação Matemática Em Revista, 23 - 31. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/241

Edição

Seção

Relatos de Experiência