A Construção de Conceitos de Números Naturais Utilizando o Ábaco

Autores

  • José Antônio Araújo Andrade
  • Amanda Castro Oliveira
  • Rodrigo Ferreira de Abreu
  • Stefânia Efigênia Izá
  • Everaldo Gomes Leandro
  • Simone Ariany Brandão
  • Camila de Paula Carneiro
  • Lívia de Oliveira Vasconcelos
  • Dayana Cristine dos Santos

Palavras-chave:

Educação Matemática, Números, Lógico-histórico, Atividade orientadora de ensino, Processo de formação.

Resumo

Propomo-nos, no presente trabalho, discutir e analisar os conceitos e a experiência vivenci-ada por meio da atividade “operando com o ábaco”. Tal atividade é fruto do processo de formação em que estamos inseridos e possibilitou ao grupo uma (re) significação do que considerávamos “ensinar”. A discussão e análise da atividade partiram das falas de estudi-osos que se dedicam aos temas: sistema de numeração, ensino e aprendizagem na perspec-tiva lógico-histórica, nexos conceituais e as atividades que são orientadoras no processo ensino e aprendizagem, temáticas estas que conduziram nosso trabalho em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Andrade, J. A. A., Oliveira, A. C., Abreu, R. F. de, Izá, S. E., Leandro, E. G., Brandão, S. A., Carneiro, C. de P., Vasconcelos, L. de O., & Santos, D. C. dos. (1). A Construção de Conceitos de Números Naturais Utilizando o Ábaco. Educação Matemática Em Revista, (34), 44 - 51. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/233

Edição

Seção

Relatos de Experiência