Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jorge Pereira Santos
  • Jucilene Souza Santos

Palavras-chave:

Contextualização, Interdisciplinaridade, Educação Matemática.

Resumo

Os dilemas atuais do ensino-aprendizagem são inúmeros e atrelados às mais diversificadas circunstâncias. Na matemática, tal problemática elucida-se sobremaneira: nas reprovações de alunos e na linguagem mecanicista abordada em sala de aula que são alguns dos estereó-tipos negativos que caracteriza esta prática educativa. Não dá mais para trilhar, assim, por uma aprendizagem focada nos moldes tradicionais de ensino, o qual se caracteriza, pela ver-ticalidade. Nessa dinâmica, necessário se torna uma investigação aprofundada concernente à didática do ensino dessa disciplina, logo nas series iniciais do ensino fundamental. A educa-ção matemática, ciência relativamente nova neste contexto, tem dentre suas metas a investi-gação de uma didática de ensino que introduza a matemática no contexto interdisciplinar, ao passo que se atente também para a realidade social em que o alunado esteja inserido com sua história de vida. Dessa perspectiva, parte a presente pesquisa, que tem por enfoque o estudo critico das ações de contextualização e interdisciplinaridade presentes no conteúdo matemático ministrado nas séries iniciais do ensino fundamental.

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Como Citar

Santos, J. P., & Santos, J. S. (1). Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, (34), 14 - 20. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230

Edição

Seção

Artigo Teórico