Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Inclusão, Deficiência Visual

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a parceria entre a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada no ensino de alunos com deficiência visual, no estágio supervisionado voltado para a inclusão. Entende-se que o estágio é um caminho possível para promover uma formação matemática inclusiva para o futuro professor, pois proporciona a vivência em contextos inclusivos ou voltados para educação especial e oportuniza reflexões sobre as especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais. O estudo descreve a estrutura do estágio supervisionado e suas atividades, às quais se desenvolvem em parte na universidade e em parte na escola. Brevemente, apresentam-se os resultados de uma avaliação, realizada com três turmas de licenciandos (2015, 2016 e 2017) que passaram pelo IBC. A avaliação teve como objetivo obter um feedback sobre o estágio no IBC. 

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Publicado

2019-12-22

Como Citar

Bernardes, A. C., & Bernardo, F. G. (2019). Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 211-223. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1994

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva