Educação para a Prática da Liberdade Financeira

Autores

  • Ana Karina Cancian Baroni Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Capivari, SP, Brasil. Professora EBBT, Matemática.
  • Marcus Vinícius Maltempi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil. Professor Associado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM).

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v25i68.1925

Resumo

Promover Educação Financeira é o mesmo que ensinar Matemática Financeira? Entendemos que não, que é mais que ensinar as técnicas e cálculos matemáticos envolvidos nas operações financeiras. Envolve a promoção do diálogo em prol de uma educação para a prática da liberdade financeira, indo ao encontro das ideias de Paulo Freire. A discussão que trazemos nesse artigo é parte de uma pesquisa da primeira autora, sob orientação do segundo autor, que busca direcionamentos para a promoção da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Os dados foram produzidos em 2018, no âmbito de um grupo de trabalho colaborativo junto aos formadores de professores de uma instituição pública federal. Eles apontam a necessidade de ir além do que está posto, privilegiando o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o uso do dinheiro e os mecanismos que regem o mercado financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karina Cancian Baroni, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Capivari, SP, Brasil. Professora EBBT, Matemática.

Doutoranda em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP. Desenvolve pesquisa sobre Educação Financeira e formação do professor de Matemática.

Professora EBTT, Matemática, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Capivari, SP.

Marcus Vinícius Maltempi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil. Professor Associado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM).

Livre Docente em Educação Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Baroni, A. K. C., & Maltempi, M. V. (2020). Educação para a Prática da Liberdade Financeira. Educação Matemática Em Revista, 25(68), 41-54. https://doi.org/10.37001/emr.v25i68.1925

Edição

Seção

Artigos