Uma multimídia em libras para o software Tuxmath

Autores

  • Fábio Junior da Silva Castro Universidade Federal do Pará
  • Elielson Ribeiro de Sales Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Surdo. Informática. Matemática. Acessibilidade.

Resumo

O presente artigo, de abordagem qualitativa, surgiu das inquietações vivenciadas durante a docência em relação à carência de acessibilidade dos recursos da informática, por parte da pessoa surda, quando se trata de softwares relacionados à matemática. Assim, temos por objetivo produzir um tutorial em Libras, do software TuxMath em formato de multimídia, como apoio pedagógico e didático, para professores e alunos surdos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática. Os dados (filmagens de vídeos com professor surdo) foram produzidos no Laboratório de Ensino e de Produção de Multimídia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Após pesquisas sobre a temática e a construção de ferramenta educacional, concluímos que a materialização do produto aponta para a importância de recursos de informática acessíveis, frisando a relevância da pessoa surda, que, apesar de viver em uma sociedade predominantemente ouvinte, tem como meio de comunicação principal o canal visual espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Castro, F. J. da S., & Sales, E. R. de. (2019). Uma multimídia em libras para o software Tuxmath. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 97-108. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1909

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva