Concepções de licenciandos sobre a relação ensino-aprendizagem e a existência de uma barreira tradicional a ser transposta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1824

Resumo

O trabalho apresenta uma investigação realizada ao longo de um semestre letivo com uma turma de licenciatura em matemática, revelando algumas concepções coletadas a partir de formulários aplicados e entrevistas semiestruturadas. Por meio das técnicas de análise de conteúdo (Bardin, 1977) verificamos que as metodologias preferidas pelos estudantes estão alinhadas a um paradigma tradicional. A pesquisa implementada é do tipo interpretativa (Erickson, 1986), onde a análise metodológica do caso é apresentada com densidade suficiente para as assertivas que são defendidas, que buscaram posicionar os alunos entre uma preferência por metodologias tradicionais ou ativas. Discutimos os resultados de nossa análise buscando situá-los no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida, conectando-os, também, com discussões recentes levantadas na pesquisa em ensino de ciências e matemática sobre metodologias ativas e formação de professores.

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Biografia do Autor

Erick dos Santos Silva, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do quadro permanente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Dedica-se às atividades de pesquisa e extensão, voltadas ao ensino de física, com ênfase em estratégias de ensino e formação de professores. Tópicos de interesse: estratégias de ensino, formação de professores, videoanálise e modelagem físico-matemática.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Silva, E. dos S. (2020). Concepções de licenciandos sobre a relação ensino-aprendizagem e a existência de uma barreira tradicional a ser transposta. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 114 - 136. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1824

Edição

Seção

Artigos