Intervenções docentes em atividades de modelagem matemática: foco na matematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.1765

Resumo

Neste trabalho, ancorados em uma perspectiva de avaliação que tem a função primeira da regulação da aprendizagem, apresentamos uma discussão referente à avaliação e ao desenvolvimento de competências envolvidas no processo de matematização de uma atividade experimental investigativa em contexto de Modelagem Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, cujos dados empíricos foram obtidos a partir de uma atividade experimental investigativa desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do norte do Paraná, que buscou identificar o calor liberado na combustão de alimentos diversos e a sua relação com algumas variáveis (massa de alimento, volume do frasco no interior do calorímetro, valor energético do alimento). A partir da análise e discussão dos dados pode-se inferir que as intervenções escritas do professor tornaram-se um meio de guiar e potencializar o processo de matematização dos alunos ao lidar com a atividade investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Hideki Araki, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto, Nível 4, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013).

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2003) , mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Desde 2009 é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina. Docente do Departamento de Matemática e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - câmpus Londrina/Cornélio Procópio.

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Araki, P. H. H., Silva, K. A. P. da, & Mendes, M. T. (2021). Intervenções docentes em atividades de modelagem matemática: foco na matematização. Educação Matemática Em Revista, 26(72), 58-75. https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.1765

Edição

Seção

Artigos