Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática

Autores

  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
  • Aline M. M. Rodrigues Reali
  • Claudia Raimundo Reyes
  • Emilia Freitas de Lima
  • Maria das Graças N. Mizukami
  • Roseli Rodrigues de Mello

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-16

Como Citar

Tancredi, R. M. S. P., Reali, A. M. M. R., Reyes, C. R., Lima, E. F. de, Mizukami, M. das G. N., & Mello, R. R. de. (2019). Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática. Educação Matemática Em Revista, 26-33. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707

Edição

Seção

Artigos