Atividade de Ensino, Interação e Aprendizagem Matemática

Autores

  • Sueli Fanizzi

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Interação, Atividade de Ensino.

Resumo

Este artigo tem o propósito de relacionar os temas atividade de ensino, interação e aprendizagem, por meio de uma breve revisão bibliográfica sobre os temas em questão e da análise da transcrição de uma aula de Matemática ministrada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de São Paulo. Momentos de interação entre professor e alunos foram gravados em áudio e um trecho da transcrição será aqui reproduzido, com o objetivo de apresentar uma análise de alguns aspectos presentes na atividade de ensino, explicitados nas interlocuções, bem como os conteúdos que emergem das enunciações dos alunos e o alcance dos objetivos da atividade. A aula apresentada neste artigo é fragmento de uma dissertação de mestrado que investigou as relações interativas nas aulas de Matemática e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Fanizzi, S. (1). Atividade de Ensino, Interação e Aprendizagem Matemática. Educação Matemática Em Revista, (29), 04-14. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/169

Edição

Seção

Artigo Teórico