Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Frações. Operações Aritméticas.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem para abordar o conteúdo das operações aritméticas com frações via resolução de problemas. Utilizou-se quatro situações de Matemática, envolvendo as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão, como possíveis problemas a serem introduzidos no ensino desses conteúdos. A base teórica adotada para a condução de aulas foram as ações no ensino, elencadas por Proença (2018), e que configuram o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Pretende-se, assim, elucidar possibilidades de problemas, estratégias, articulação de estratégias de resolução ao conteúdo a ser trabalhado, de modo que professores, futuros professores e demais interessados possam fundamentar suas aulas.

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Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos e formação de professores que ensinam Matemática.

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Proença, M. C. de. (2019). Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem das Operações Aritméticas com Frações via Resolução de Problemas. Educação Matemática Em Revista, 24(63), 5-17. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1632

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula