Jogos e a Aprendizagem Significativa: uma revisão sistemática das publicações no Encontro Nacional de Educação Matemática

Autores

  • Luiz Otávio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele do Prado Santolin UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Emilly Gonzales Jolandek Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0003-0970-260X
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1410

Resumo

Partindo da premissa de que há uma relação entre os jogos e aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel, traçamos como objetivo, identificar se as pesquisas que relacionam jogos e aprendizagem significativa apresentadas nas últimas quatro edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), fundamentam esse termo em algum autor, ou se este aparece sem nenhuma fundamentação teórica. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica, construída a partir de uma revisão sistemática com o checklist PRISMA. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente a partir de gráficos de similitude gerados pelo softwate IraMuTeQ. Nossos resultados nos permitem identificar que a maioria das pesquisas faz uso do termo aprendizagem significativa, entretanto, sem relacioná-lo à teoria Ausubeliana, nem a nenhum outro autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017); Cursando Pós Graduação em Educação Especial pela FAEL (2018); Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016); Graduando em 2ª Licenciatura em Pedagogia pela FAEL (2017); Tutor EaD pela UEPG (2017); Monitor na disciplina de álgebra linear (2015); Aluno do PIBID Interdisciplinar (2014); Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Estadual de Ponta Grossa (2009); Participou de vários eventos dentro da área de Educação Matemática. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE), do Grupo Tecnologias Educacionais em Educação Matemática (GTEM) e O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Gisele do Prado Santolin, UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Sociedade Educativa e Cultural Amélia (2012) . Tem experiência na Área de Educação.

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (atual). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Atualmente é professora de matemática da Escola Adventista de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria espacial, ensino da matemática, ensino. aprendizagem. jogos. matemática.

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Cálculo Integral no curso Interdisciplinar em Ciências Naturais; 3)Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Mendes, L. O. R., Santolin, G. do P., Jolandek, E. G., Pereira, A. L., & Pinheiro, N. A. M. (2020). Jogos e a Aprendizagem Significativa: uma revisão sistemática das publicações no Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 52 - 68. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1410

Edição

Seção

Artigos