Ensino e aprendizagem das matemáticas com indígenas do Alto Rio Negro/AM da Universidade Federal do Amazonas

Autores

  • Gerson Bacury Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Elisângela Melo Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Resumo

Este artigo reflete as práticas formativas ocorridas na disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar II, desenvolvidas por meio de uma pesquisa pautada na abordagem qualitativa com base em autobiografias, às quais foram captadas a partir dos Percursos Formativos, com os professores e acadêmicos indígenas do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas, polo da região do Alto Rio Negro, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Para a discussão questiona-se: em que termos formativos a disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar II contribuiu nos processos de aprender e de ensinar as matemáticas aos indígenas em processo de formação inicial? Nesse sentido, objetiva-se conhecer o processo de formação dos professores e acadêmicos indígenas. As análises obtidas, advindas das escritas reflexivas em seus Percursos Formativos, evidenciaram que os processos de formação inicial desses indígenas referentes ao ensino e aprendizagem com as matemáticas, sempre que possível, devem partir de sua realidade, de suas necessidades e de seus pertencimentos, a partir do que concebemos como as Matemáticas do Cotidiano Escolar Indígena.

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Biografia do Autor

Gerson Bacury, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Cãmpus Manaus. Curso de Formação de Professores Indígenas. Manaus/AM/Brasil. E-mail: gersonbacury@gmail. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática/UFAM.

Elisângela Melo, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína. Curso de Licenciatura em Matemática. Araguaína/TO/Brasil. E-mail: elisangelamelo@uft.edu.br. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Norte do Tocantins (GEPEM-TO) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática/UFAM

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Bacury, G., & Melo, E. (2018). Ensino e aprendizagem das matemáticas com indígenas do Alto Rio Negro/AM da Universidade Federal do Amazonas. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 157-168. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1347

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática