Ensino e aprendizagem das matemáticas com indígenas do Alto Rio Negro/AM da Universidade Federal do Amazonas
Resumo
Este artigo reflete as práticas formativas ocorridas na disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar II, desenvolvidas por meio de uma pesquisa pautada na abordagem qualitativa com base em autobiografias, às quais foram captadas a partir dos Percursos Formativos, com os professores e acadêmicos indígenas do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas, polo da região do Alto Rio Negro, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Para a discussão questiona-se: em que termos formativos a disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar II contribuiu nos processos de aprender e de ensinar as matemáticas aos indígenas em processo de formação inicial? Nesse sentido, objetiva-se conhecer o processo de formação dos professores e acadêmicos indígenas. As análises obtidas, advindas das escritas reflexivas em seus Percursos Formativos, evidenciaram que os processos de formação inicial desses indígenas referentes ao ensino e aprendizagem com as matemáticas, sempre que possível, devem partir de sua realidade, de suas necessidades e de seus pertencimentos, a partir do que concebemos como as Matemáticas do Cotidiano Escolar Indígena.