Logo e tangran: um brinquedo matemático

Autores

  • Celso Vallin
  • Maria Helena Ferro
  • Gilvane Hinckel
  • Maria Teresa Morales

Resumo

Mostraremos aqui um exemplo de aplicação do TAGRAN, milenar quebra-cabeças chinês, com o computador, usando a linguagem LOGO, para alunos de sétima série. Quando propusemos esta associação, aos alunos de sétima série já imaginávamos que viria a ser interessante e proveitos. Nós mesmos, porém, fomos ficando mais entusiasmados e satisfeitos a cada aula que passava, com os desdobramentos da proposta e com a riqueza que veio a gerar. Assim decidimos colocar tudo no papel, bem explicado, para que outros professores possam alcançar muitos outros jovens. Explicamos como é o TAGRAN, como fazê-lo a partir de dobraduras de papel e como coloca-lo no computador, no LOGO. Falamos ainda dos itens de conteúdo que são abrangidos com o seu uso.

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Publicado

2018-05-04

Como Citar

Vallin, C., Ferro, M. H., Hinckel, G., & Morales, M. T. (2018). Logo e tangran: um brinquedo matemático. Educação Matemática Em Revista, 4(5), 15-22. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1305

Edição

Seção

Artigos