Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática

Autores

  • Jane Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Esse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Bittencourt, J. (2018). Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática. Educação Matemática Em Revista, 5(6), 13-17. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296

Edição

Seção

Artigos