Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
Palavras-chave:
Etnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto SocioculturalResumo
D’Ambrósio afirma que a Matemática, colocada no pódio máximo quando se estabelece escalonamento entre as disciplinas é, na realidade, uma etnomatemática produzida na Europa mediterrânea com algumas contribuições de culturas indianas e islâmicas. A universalização desta etnomatemática terminou eclipsando as construções matemáticas de outros grupos humanos. Essa postura hegemônica foi o que impeliu o desenvolvimento desta pesquisa no quilombo Mussuca, localizado em Laranjeiras (Sergipe – Brasil), objetivando analisar as percepções sobre os saberes matemáticos apresentadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da comunidade supracitada e a existência (ou não) de diálogos entre as matemáticas praticadas dentro e fora da escola. Para tanto, se construiu diálogos com teóricos que se debruçam sobre as temáticas. A pesquisa foi amparada na abordagem qualitativa recorrendo a questionários, observação não estruturada, grupo focal e diário de bordo. Dentre outros, a pesquisa evidenciou o espraiamento de percepções e a carência de diálogos entre escola e contexto sociocultural.