Construção de novos espaços de aprendizagem com a inserção dos dispositivos móveis

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar de que forma os alunos se apropriam da construção de conhecimentos matemáticos mediados pelo uso das tecnologias digitais como um recurso didático-pedagógico. Apresentam-se as fases do desenvolvimento tecnológico em Educação Matemática, no Brasil, destacando aspectos da quarta fase, como GeoGebra, Facebook, WhatsApp, smartphones e netbooks. Este estudo relata os resultados da investigação realizada com alunos do nono ano, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública, no período de março a dezembro de 2016. Nesse sentido, desenvolvemos práticas pedagógicas de inserção dos dispositivos móveis e do software GeoGebra nas aulas de Matemática. Para a análise dos dados, foi adotado o método da Análise Textual Discursiva por ser de abordagem qualitativa e permitir a compreensão do fenômeno investigado no ambiente educativo. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a construção de novos espaços de aprendizagem permitiu ampliar as possibilidades de investigação matemática, aproximando alunos e professores. 

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Construção de novos espaços de aprendizagem com a inserção dos dispositivos móveis. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(59), 69-85. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1039

Edição

Seção

Artigos