Uma análise acerca da produção de conjecturas e provas matemáticas de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Liana Krakecker Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar considerações e perspectivas advindas de um trabalho, cujo objetivo consistiu em analisar a produção de conjecturas e provas de propriedades envolvendo ângulos de polígonos, por alunos do 8° ano do ensino fundamental. O percurso metodológico seguiu os princípios da Engenharia Didática e foi aplicada uma sequência de atividades em contraturno escolar e analisados dados dos alunos com maior frequência nos encontros. Observou-se que atividades experimentais e as diferentes formações das duplas, ao longo dos encontros, favoreceram a elaboração de conjecturas. Apesar da maioria das provas serem fundamentadas em manipulações ou experimentações com utilização do transferidor e evidenciarem dificuldades dos alunos no que concerne à escrita em linguagem matemática, foi possível constatar evoluções em relação à produção de argumentos de prova apresentados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liana Krakecker, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia bem como especialização em Matemática, Física, Química e Interdisciplinaridade. É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Didática da Matemática - Universite de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc) (1993) e pós doutorado em Educação Matemática pela Universidade Joseph Fourier. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, ensino fundamental, matemática, ensino/aprendizagem e aritmética/álgebra. É professor titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando tanto em cursos de graduação como no programa de pós-graduação em Educação Matemática. É membro do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática.

Publicado

2018-03-25

Cómo citar

Krakecker, L., & Magalhães de Freitas, J. L. (2018). Uma análise acerca da produção de conjecturas e provas matemáticas de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 23(57), 77-91. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/789

Número

Sección

Artigos