Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil

Autores/as

  • Virginia Furlanetto
  • Maria Madalena Dullius

Palabras clave:

Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática.

Resumen

Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Furlanetto, V., & Dullius, M. M. (2017). Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 75-84. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776

Número

Sección

Artigos