Atividades com gráficos para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Autores/as

  • Flávia dos Santos Soares Universidade Federal Fluminense
  • Jéssica Maria Magalhães Borges Universidade Federal Fluminense.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades relacionadas ao campo da estatística com foco na análise de gráficos veiculados pela mídia. As informações estatísticas estão presentes no cotidiano do cidadão e, muitas vezes, interferem no seu processo de tomada de decisões. É importante que a escola favoreça o aprendizado de estatística, auxiliando no desenvolvimento de um olhar crítico sobre diferentes tipos de informações. A intenção das atividades é contribuir para a interpretação dessas informações a ser realizada pelo aluno e, para tanto, utilizam-se gráficos que possuem problemas e erros na apresentação dos dados. As atividades podem ser realizadas com alunos dos anos finais do Ensino fundamental e do Ensino Médio. Os exemplos mostram o cuidado necessário com as representações gráficas utilizadas pelos meios de comunicação e a importância de o professor trabalhar com atividades que envolvam diversos tipos de gráficos em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia dos Santos Soares, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Matemática, Doutora em Educação, Professora da Faculdade de Educação.

Jéssica Maria Magalhães Borges, Universidade Federal Fluminense.

Aluna do curso de Licenciatura em Matemática.

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Soares, F. dos S., & Borges, J. M. M. (2017). Atividades com gráficos para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 109-119. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/588

Número

Sección

Atividades para Sala de Aula