Educação Estatística em documentos curriculares brasileiros: um estudo comparado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3197

Palabras clave:

Currículo, Educação Básica, Combinatória, Probabilidade

Resumen

Esse artigo objetiva analisar como a Estatística, a Probabilidade e a Combinatória são apresentadas nos dois mais recentes documentos norteadores do currículo escolar brasileiro: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Para isso nos fundamentamos na metodologia de Educação Comparada observando a homogeneidade por se tratar de documentos curriculares; a heterogeneidade considerando as características de cada documento e suas mudanças ao longo do tempo; e a pluralidade por serem documentos distintos. Observam-se mudanças positivas na organização relacionadas à temática, como a antecipação para anos iniciais do estudo da estatística e da probabilidade; no entanto, seguem existindo descontinuidades na organização curricular relacionadas à Educação Estatística, fato entendido como entrave para a efetivação do letramento estatístico e o desenvolvimento de raciocínios probabilístico e combinatório.

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Publicado

2022-12-19

Cómo citar

Gonzalez, H., de França Moraes, L. R., Souza, A. C. de, & de Arimatéa Rocha, C. . (2022). Educação Estatística em documentos curriculares brasileiros: um estudo comparado. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 180-189. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3197

Número

Sección

Artigos