Visualização em Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
uma experiência com materiais manipulativos
Resumen
Este relato trata da experiência com um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso de formação continuada, um programa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), foi oferecido de forma remota para docentes da rede educacional brasileira associados à SBEM. Foram propostas atividades práticas para a elaboração de recursos didáticos manipuláveis e utilização de recursos digitais em aplicativos para smartphones e computadores. O curso de 40 horas contou com uma parte síncrona, encontros on-line aos sábados, e atividades assíncronas desenvolvidas durante a semana com acompanhamento por meio de um aplicativo de mensagem instantânea. Os objetivos alcançados pelo compartilhamento de práticas e experiência entre os professores foram: a avaliação dos procedimentos com que os/as docentes trabalham; construção de um acervo de materiais didáticos; redesenho das práticas por meio da contrapartida das apresentações e discussões desenvolvidas durante o curso. Trabalhar com Geometria é trabalhar com a educação do olhar de todas e todos envolvidas(os) no processo educacional.