Visualização em Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

uma experiência com materiais manipulativos

Autores/as

  • Soraya Izar UERJ/Gepeticem
  • George Willian Bravo de Oliveira Gepeticem
  • Thaís Fernanda de Oliveira Settimy

Resumen

Este relato trata da experiência com um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso de formação continuada, um programa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), foi oferecido de forma remota para docentes da rede educacional brasileira associados à SBEM. Foram propostas atividades práticas para a elaboração de recursos didáticos manipuláveis e utilização de recursos digitais em aplicativos para smartphones e computadores. O curso de 40 horas contou com uma parte síncrona, encontros on-line aos sábados, e atividades assíncronas desenvolvidas durante a semana com acompanhamento por meio de um aplicativo de mensagem instantânea. Os objetivos alcançados pelo compartilhamento de práticas e experiência entre os professores foram: a avaliação dos procedimentos com que os/as docentes trabalham; construção de um acervo de materiais didáticos; redesenho das práticas por meio da contrapartida das apresentações e discussões desenvolvidas durante o curso. Trabalhar com Geometria é trabalhar com a educação do olhar de todas e todos envolvidas(os) no processo educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-06-24

Cómo citar

Izar, S., Willian Bravo de Oliveira, G., & Fernanda de Oliveira Settimy, T. (2022). Visualização em Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência com materiais manipulativos. Educação Matemática Em Revista, 27(75), 72-84. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3037

Número

Sección

Relatos de Experiência