Contavox: a visão cega da matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2937

Palabras clave:

Matemática, Estudantes, Contavox, Operações

Resumen

Esse artigo é um recorte do resultado da pesquisa de mestrado que foi desenvolvida com o jogo educativo Contavox, elaborado para a aprendizagem das quatro operações fundamentais da Matemática com pessoas cegas. O objetivo central foi analisar os indícios de envolvimento e aprendizagem no processo de ensino das quatro operações fundamentais da Matemática, com o uso do jogo Contavox. O referencial teórico se baseia nos estudos do Professor José Antônio Borges, criador do Sistema Dosvox, hospedeiro do jogo Contavox, e nos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos se deram por meio do uso de computadores, com a devida instalação do Sistema Dosvox, e manuseio do jogo Contavox; da observação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes participantes e de entrevista gravada com seus relatos de percepção dos resultados alcançados com a utilização do jogo. O Contavox, com a realização dessa pesquisa, tornou-se mais uma fonte inovadora de aprendizagem da Matemática no contexto escolar.

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Publicado

2022-12-19

Cómo citar

da Silva Barros, A., & Ribeiro de Sales, E. . (2022). Contavox: a visão cega da matemática. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 70-83. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2937

Número

Sección

Artigos