Opinião dos Professores acerca do Desempenho dos Estudantes no Teste Cognitivo de Matemática no Saeb 9º do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2749

Resumen

O estudo teve como objetivo investigar a opinião dos professores em relação às possíveis causas do baixo desempenho dos estudantes em Matemática 9º ano do Ensino Fundamental no teste do Saeb e a que elementos as causas estão relacionadas. Para a realização desta pesquisa, no período de março a junho de 2019, foram aplicados questionários com questões abertas a 33 professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental do Distrito Federal. Os resultados indicaram que, na opinião dos professores, o baixo desempenho dos estudantes pode estar vinculado: às habilidades não desenvolvidas, ao desalinhamento entre a matriz do teste e organização do trabalho pedagógico, à desmotivação dos estudantes e aos ciclos de aprendizagem, visto que interferem no alcance dos objetivos de aprendizagem e, consequentemente, nos resultados do teste do Saeb. Conclusivamente, o estudo apontou a necessidade de mais reflexões acerca do tema avaliação, visto ainda haver discursos de professores com afirmativa que os estudantes só estudam quando pressionados pelas notas e pela reprovação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina de Jesus Teixeira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra pela Universidade de Brasília (2019) na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática; Graduada em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília UNICEUB (1998); Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007); Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior (2008). Integrante do grupo de pesquisa “Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM”. Recebeu em 2019 o “Prêmio Práticas Inovadoras em Educação” com o projeto Matemática “É Para Todos”; Professora premiada pela OBMEP em 2019, 2018, 2017 e 2016; Professora premiada pela OMDF em 2019 e 2018. Atualmente, Professora de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do DF. Tem desenvolvido pesquisas com foco nas temáticas: Resolução e Formulação de Problemas, Avaliações Externas e em Larga Escala.

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação (UnB). Mestre em Ciências do Ambiente (UFT). Licenciada em Pedagogia (FAFIC). Pesquisadora-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB)

É Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (PNPD/Capes: 88887.463536/2019-00, 2020); Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT); Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB/FE e Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE/UnB), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM".

Publicado

2022-05-16

Cómo citar

de Jesus Teixeira, C. ., Machado da Costa Pereira, C. M., & Eustáquio Moreira, G. (2022). Opinião dos Professores acerca do Desempenho dos Estudantes no Teste Cognitivo de Matemática no Saeb 9º do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 73-91. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2749

Número

Sección

Artigos