Empatia na formação inicial do professor de matemática

Autores/as

  • Antonio Carlos Brolezzi IME-USP

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2703

Resumen

Este artigo relata a experiência de ministrar duas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP: História da Matemática I e Matemática na Educação Básica nos anos de 2018 e 2019. Seus conteúdos foram abordados tecendo relações com os temas criatividade, empatia e imaginação. Oferecidas em duas fases do curso (inicial e final), essa disciplinas propõem o entrelaçamento da matemática com a cultura e a história, a literatura e a arte, o que permitiu destacar formas criativas de dar aulas por meio de tecnologias e materiais manipulativos. Ao enxergar a matemática em construção, tanto histórica quando em sala de aula, surgiram reflexões sobre o ato de colocar-se no lugar de quem está aprendendo matemática. Foi possível aproximar os alunos do uso de sua empatia no desenvolvimento da imaginação e da criatividade por meio da reflexão sobre a história da matemática e a matemática na educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-05-16

Cómo citar

Brolezzi, A. C. . (2022). Empatia na formação inicial do professor de matemática. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 92-103. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2703

Número

Sección

Artigos