Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra

Autores/as

  • Cassius T. C. Mendes
  • Gilda Maria Q. Portela
  • João Rodrigo E. Statzner
  • Karen de A. Waltz
  • Kelly R. Motta Moura
  • Letícia G. Rangel
  • Maria Palmira da C. Silva
  • Tatiana Cardoso Maia
  • Lucia A. de A. Tinoco

Palabras clave:

Ensino de álgebra, Formação continuada, Curso semipresencial.

Resumen

Este artigo tem origem na satisfação do grupo de Álgebra, do Setor Matemática, do ProjetoFundão, ao terminar duas edições de um curso semipresencial sobre ensino de Álgebra paraprofessores e futuros professores do Estado do Rio de Janeiro. Durante três anos, o gruporealizou um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico que teve como resultadoa publicação de um livro, em 2008, para servir de subsídio a professores interessadosem inovar sua prática nas aulas de Álgebra, do 6º ano do ano, do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio. Como o conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, 1986)desenvolvido ao longo do trabalho foi rico e significativo, o grupo resolveu compartilhá-locom outros professores, por meio do curso. O seu sucesso em 2010 fez com que o repetíssemos,em 2011, para outros professores. Registramos aqui as ideias fundamentais sobre asquais giraram as reflexões do curso e observações, considerações e constatações possíveis apartir dele.

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Cómo citar

Mendes, C. T. C., Portela, G. M. Q., Statzner, J. R. E., Waltz, K. de A., Moura, K. R. M., Rangel, L. G., Silva, M. P. da C., Maia, T. C., & Tinoco, L. A. de A. (1). Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra. Educação Matemática Em Revista, (34), 21 - 31. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/266

Número

Sección

Relatos de Experiência