A Estatística em uma proposta de ensino no atendimento educacional no hospital
Resumen
Este artigo objetiva apresentar uma atividade de Estatística desenvolvida no Atendimento Educacional num hospital pediátrico da região sul da Bahia. O plano de aula foi elaborado como proposta da disciplina de Gestão Pedagógica na Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – Formação de Professores da Educação Básica, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. A partir da temática e objetivo propostos, a experiência compartilhada receberá uma abordagem qualitativa mediante o diálogo crítico-reflexivo entre a prática pedagógica apresentada e os autores que estudam sobre a temática. Assim, esperamos que o relato dessa experiência e a discussão realizada colabore para refletirmos sobre as possibilidades de ensino no que concerne à educação estatística proposta aos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental, independente do contexto em que ocorra esse processo de ensino, garantindo a aprendizagem de todas as crianças dentro ou fora do contexto escolar.