Um panorama das pesquisas brasileiras em Educacão Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 da SBEM

Autores/as

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Campo Mourão, Paraná, Brasil.
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha
  • Fábio Alexandre Borges
  • Claudia Segadas-Vianna

Resumen

Com o presente texto, objetiva-se apresentar o número temático intitulado “Diferença, Inclusão e Diversidade”, publicado pela Educação Matemática em Revista, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, em parceria com o Grupo de Trabalho intitulado “Diferença, Inclusão e Educação Matemática”, o GT13. Paralelamente, traça-se um panorama da constituição do campo de investigações brasileiras acerca da Educação Matemática Inclusiva, que culmina na criação do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, como um reflexo da atuação do referido GT. O artigo segue trazendo algumas conceituações teóricas que embasam as pesquisas do grupo na contemporaneidade. Conclui-se, ao final, que há um aumento quantitativo no número de pesquisadores interessados pela temática, bem como uma ampliação acerca dos campos de pesquisa, principalmente no que diz respeito aos sujeitos investigados, passando de uma visão mais restrita ao público da Educação Especial, para outra, mais abrangente, inclusiva, para além da diferença pautada apenas pelas deficiências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Campo Mourão, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação; Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/Unioeste, Cascavel, Paraná, Brasil 

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa

Doutora em Educação Matemática; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil. 

Agnaldo da Conceição Esquincalha

Doutor em Educação Matemática; Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Fábio Alexandre Borges

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática; Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Campo Mourão, Paraná, Brasil

Claudia Segadas-Vianna

Doutora em Educação Matemática; Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Nogueira, C. M. I., Rosa, F. M. C. da, Esquincalha, A. da C., Borges, F. A., & Segadas-Vianna, C. (2019). Um panorama das pesquisas brasileiras em Educacão Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 da SBEM. Educação Matemática Em Revista, 24(64), 4-15. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2155

Número

Sección

Editorial