Inclusões, encontros e cenários
Resumen
Neste artigo exploro a noção de inclusão. Aparentemente tal noção parece bem definida, pois sempre parece louvável trabalhar pela inclusão. Eu quero destacar, no entanto, que inclusão é um conceito contestado, pois traz controvérsias de profunda natureza política e cultural. Toda vez que se fala em inclusão é preciso perguntar: Inclusão em quê? A inclusão pode significar inclusão em padrões e estruturas questionáveis. Além disso, é preciso perguntar: inclusão de quem? A inclusão sempre diz respeito a alguns grupos de pessoas a serem incluídos, no entanto, pode ser acompanhada pelos discursos mais problemáticos, por exemplo, referindo-se a quem é “normal” e a quem não é. Questionar a noção de normalidade leva-me a reinterpretar a educação inclusiva como uma educação que tenta estabelecer encontros entre diferenças. Consequentemente, torna-se crucial que uma educação matemática inclusiva elabore cenários para investigação inclusivos. A construção de tais cenários, no entanto, é também uma atividade contestada.