Reflexões acerca do uso do material concreto no processo ensino e aprendizagem da geometria espacial à luz da Teoria dos Registros Semióticos
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v26i71.2105Resumen
O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as potencialidades do material concreto dinâmico para o processo ensino e aprendizagem da geometria espacial à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os sólidos geométricos foram construídos possibilitando o movimento da forma tridimensional para a planificada e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos instrumentos para a produção de dados foram observações da professora/pesquisadora, gravações e produções textuais dos alunos do 6º ano do ensino fundamental numa escola localizada em Castelo, Espírito Santo, em 2019. Os resultados revelam que o material confeccionado propiciou transformações de tratamento no registro figural articulando apreensões perceptivas, discursivas e operatórias; o encaminhamento dado a atividade favoreceu a conversão entre a representação figural e a representação na língua materna, visto que uma figura geométrica necessita de um discurso. Advogamos que o material confeccionado contribuiu para a aprendizagem dos alunos, entretanto, enfatizamos a importância dos discursos matemáticos acompanhando sua manipulação.