O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
Palabras clave:
Combinatória, Princípio aditivo, Princípio multiplicativo, Temas transversais, SustentabilidadeResumen
Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.