O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo

Autores/as

Palabras clave:

Combinatória, Princípio aditivo, Princípio multiplicativo, Temas transversais, Sustentabilidade

Resumen

Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecilia Ferreira Borges de Alcantara, Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Professora na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Maricá.

Simone Dantas, Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal Fluminense

Bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq nível 1D. Possui Pós-doutorado pela Brown University (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) com período de doutorado-sanduíche pela Université Joseph Fourier (2000). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente ocupa o cargo de professor associado na Universidade Federal Fluminense e é professora credenciada na Pós-graduação em Matemática (a partir de 2010), onde é fundadora e líder da área de Combinatória, desde a sua criação em 2015. Contemplada pelo programa Cientista do Nosso Estado (2018-2021) e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2011-2015). Possui histórico de colaboração internacional com instituições de pesquisa de excelência, e coordenação de projetos apoiados pela CAPES (PrInt, Math AmSud, DAAD e PVE), CNPq e FAPERJ. Trabalha nas áreas de Matemática Discreta e Combinatória, Ciência da Computação e Biomatemática, com ênfase na Teoria dos Grafos.

Telma Silveira Pará, FAETEC- RJ- Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch

Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas de Computação pela COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) com período sanduíche pelo CNRS, Université Grenoble Alpes, Institut Joseph Fourier (2008); mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), e graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atua na área de Educação Matemática, Métodos e Técnicas de Ensino, STEM/STEAM Education, Matemática Discreta e Combinatória e neurociência. Atualmente é pesquisadora do LASP - Laboratório de Sistemas de Potência da COPPE/UFRJ e professora de Informática da FAETEC-RJ/Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. É pesquisadora do grupo Matemática discreta e combinatória: teoria e ensino da Universidade Federal Fluminense. É membro da Antena Brasileira de Matemática (www.antenabrasil.uff.br) e da Antena francesa Maths à Modeler (http://mathsamodeler.ujf-grenoble.fr/equipe.html). Realizou missões de pesquisa ao CNRS, Université Grenoble Alpes, Institut Joseph Fourier nos anos de 2012, 2013 e 2016.

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

de Alcantara, C. F. B., Dantas, S., & Pará, T. S. (2020). O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 12 - 25. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084

Número

Sección

Atividades para Aula de Matemática