Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil

Autores/as

  • Thainani Rodrigues Amorim Nascimento Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Pâmela Silva Santos Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Bruna Larissa Silva Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.2057

Resumen

Este estudo objetivou elaborar um panorama dos cursos de formação de professores de matemática no Brasil. Trata-se de um estudo documental desenvolvido na abordagem quantitativa e que teve como fontes principais de dados o Censo da Educação Superior de 2017 e o relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Constatou-se que, em 2017, existiam no Brasil, 589 cursos de formação de professores de matemática, distribuídos de forma desproporcional, tanto em termos de extensão territorial quanto populacional, os quais disponibilizaram 113.908 novas vagas em processo seletivo, efetivando 95.004 matrículas e contabilizando 10.730 concluintes. No mesmo ano, realizaram a prova do Enade 10.904 alunos concluintes de 450 cursos de formação de professor de matemática, sendo 401 da modalidade presencial e 49 da à distância. Constatou que 15 cursos obtiveram a nota máxima (conceito 5) e que os cursos da Região Norte foram os que tiveram pior desempenho.

 

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Publicado

2020-03-31

Cómo citar

Nascimento, T. R. A., Santos, P. S., & Oliveira, B. L. S. (2020). Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 169 - 183. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.2057

Número

Sección

Artigos