Mapeamento de Produções brasileiras de Teses e Dissertações sobre o uso da Modelagem na Educação Básica.

Autores/as

  • Jefferson Dantas Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Monica Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i71.2046

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo investigar como se apresenta nas pesquisas acadêmicas brasileiras o uso da Modelagem para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Como abordagem metodológica, utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de oito pesquisas publicadas em dois bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente quatro categorias: a) contexto da pesquisa/objetivo; b) referenciais teóricos da pesquisa; c) procedimentos metodológicos; d) principais resultados. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de métodos como a MM no ensino e na aprendizagem da Modelagem na Educação Básica. Verificou-se ainda que a utilização desse método permite que os estudantes sintam-se mais interessados na aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina.

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Publicado

2021-09-02

Cómo citar

Oliveira, J. D., Madruga, Z. E. de F., & Gallon, M. (2021). Mapeamento de Produções brasileiras de Teses e Dissertações sobre o uso da Modelagem na Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 26(71), 97-115. https://doi.org/10.37001/emr.v26i71.2046

Número

Sección

Artigos