Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.2040

Resumen

Esta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina.Tem experiência na área de Educação, tendo participado também da Equipe Curricular e de Avaliação da CENP e CIMA da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área.

Tiago Augusto dos Santos Alves, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Educação Matemática pela Unian

Ruy Cesar Pietropaolo, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela PUC_SP e coordenador do Programa de Pós graduação em Educação Matemática da Unian

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe

Pós doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação Matemática da UNIAN, Doutora em Educação Matemática pela Unian e professora do departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

Garcia Silva, A. da F., Alves, T. A. dos S., Pietropaolo, R. C., & Amorim, M. Élid. (2020). Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 184 -200. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.2040

Número

Sección

Artigos