Contribuições de uma formação continuada de professores para o ensino de matemática a alunos surdos em escolas regulares e especializadas

Autores/as

Resumen

Este artigo teve como objetivo identificar as contribuições de uma formação a respeito da surdez para práticas de educação matemática em escolas regulares e especializadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida durante um curso de formação de professores para docentes que lecionavam matemática a alunos surdos em uma rede municipal de ensino. Os dados foram produzidos por meio do diário de campo, da gravação em áudio dos encontros, das narrativas escritas pelos professores participantes e de um questionário. Os resultados evidenciaram uma preocupação com a questão do uso do tempo em sala de aula. Além disso, como evidenciado pelas professoras participantes, seus alunos surdos foram alfabetizados tardiamente em Libras e em Português, o que aumentou as dificuldades com relação à língua. Ademais, esses alunos deixaram de ter contato com diversas noções matemáticas devido à falta de comunicação com a família e de vivências diárias envolvendo seu uso. 

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Biografía del autor/a

Letícia de Medeiros Klôh, Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis

Professora de Libras na Escola Municipal Salvador Kling, Licenciada em Matemática, Pós-graduada em Libras e Mestra em Educação pela UFJF.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor da Faced - UFJF

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Klôh, L. de M., & Carneiro, R. F. (2019). Contribuições de uma formação continuada de professores para o ensino de matemática a alunos surdos em escolas regulares e especializadas. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 45-63. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2000

Número

Sección

Educação Matemática na Escola Inclusiva