Investigando teoremas em ação mobilizados por alunos diante do game calculator em cenários inclusivos

Autores/as

  • Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino
  • Tula Maria Rocha Morais

Palabras clave:

Teoremas em ação 1, calculator the game 2, metodologias ativas 3, cenários inclusivos 4

Resumen

A presente proposta tem por objetivo investigar os esquemas de pensamento mobilizados por alunos “eficientemente diferentes” do 7º ano de uma escola de Belo Horizonte, diante do jogo Calculator The Game Simple Machine. Utilizou-se como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) para identificação dos teoremas e conceitos em ação; as pesquisas de Fernandes e Healy (2015) sobre cenários inclusivos e o uso do termo alunos “eficientemente diferentes”. O trabalho desenvolvido procurou atender às diretrizes das metodologias ativas, por meio do Ensino Híbrido e da Gamificação. Foi realizada uma sequência didática, por um período de cinco semanas envolvendo 19 alunos em dupla. Os resultados revelaram que os registros escritos e orais explicitaram teoremas e conceitos em ação mobilizados pelo grupo, indicando a necessidade de se promover um número diversificado de situações em cenários inclusivos, envolvendo prioridades, propriedades operatórias e os sinais de associação do conjunto dos inteiros.

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Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Faustino, T. A. S. A., & Morais, T. M. R. (2019). Investigando teoremas em ação mobilizados por alunos diante do game calculator em cenários inclusivos. Educação Matemática Em Revista, 24(64), 71-87. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1941

Número

Sección

Educação Matemática na Escola Inclusiva