Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Autores/as

Palabras clave:

Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática.

Resumen

O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações.

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Biografía del autor/a

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas Programa de Pós-Graduação em Educação e Instituto de Ciências Exatas

Programa de Pós-Graduação em Educação e Instituto de Ciências Exatas

Educação Matemática

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas Programa de Pós-Graduação em Educação e Instituto de Ciências Exatas

Programa de Pós-Graduação em Educação e Instituto de Ciências Exatas

Educação Matemática

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Silva, G. H. G. da, & Julio, R. S. (2019). Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Educação Matemática Em Revista, 24(64), 52-70. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931

Número

Sección

Educação Matemática na Escola Inclusiva