Qual Matemática Para Crianças Tão Pequenas? Explorando As Noções de Espaço Com Crianças de 1 a 3 Anos

Autores/as

  • Mariana Pellatieri

Palabras clave:

educação infantil, percepções geométricas, videogravação de aulas

Resumen

O texto apresenta uma situação de ensino envolvendo a matemática com crianças no minimaternal (1 e 3 anos). A professora desenvolve com os alunos uma atividade de exploração com bolas e caixas de diferentes tamanhos e problematiza as ações das crianças. Toda a situação é vídeogravada. A análise do vídeo possibilitou identificar dois aspectos que se evidenciaram como fundamentais de serem considerados quanto ao desenvolvimento da percepção matemática pelas crianças pequenas: de que seja possível envolver as crianças de 1 a 3 anos em situações-problema nas quais elas busquem soluções (atividades não convencionais
nas aulas de matemática) possibilitando a elas a produção de ideias e percepções sobre geometria e de que a produção em vídeo das ações dessas crianças, bem como a análise
compartilhada desses vídeos são instrumentos fundamentais para o professor produzir argumentos necessários e observações importantes para acompanhar a aprendizagem desuas crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Pellatieri, M. (1). Qual Matemática Para Crianças Tão Pequenas? Explorando As Noções de Espaço Com Crianças de 1 a 3 Anos. Educação Matemática Em Revista, (29), 26-34. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/183

Número

Sección

Artigo Teórico