Perguntas pedagógicas como alternativa que promove experiências na aula de matemática

Autores/as

  • Eric Machado Paulucci Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumen

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um episódio vivenciado em uma escola na cidade de São Carlos – SP, durante o Estágio Supervisionado na Educação Básica na área de Educação Matemática. Em uma aula de matemática, os alunos são convidados a discutir: o que é comprimento? Trata-se de uma provocação para o aluno refletir sobre os sentidos que a palavra o traz, permitindo que os erros possam ser aproveitados para formular novas questões que, posteriormente, serão também entendidas como parâmetros para autocorreção destes alunos. Para aprofundar tal discussão, propõe-se problematizar a matemática que valoriza a exatidão, desestabilizando a relevância dos fins dos problemas matemáticos, dando protagonismo aos meios, propondo, assim, uma matemática pensada por meio do experienciar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-10-21

Cómo citar

Paulucci, E. M. (2019). Perguntas pedagógicas como alternativa que promove experiências na aula de matemática. Educação Matemática Em Revista, 24(63), 108-120. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1767

Número

Sección

Relatos de Experiência