A matemática popular e a apropriação dos códigos formais

Autores/as

  • Lucilo Souza Júnior Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O trabalho foi realizado na turma de EJA do NEJA/UFES tendo como objetivo estudar o processo de aquisição da alfabetização matemática, com uma aluna sem passagem pela escola regular. Neste trabalho, a matemática foi exigida pela turma, e por isso, sempre trabalhada com estreita vinculação com a realidade dos educandos. Nesse processo, a linguagem matemática foi explorada inicialmente com base na valorização das formas de representação trazidas pelas alunas, a medida que foi sendo observada a necessidade de apropriação e uso de códigos. Dentre as temáticas trabalhadas está o Plebiscito da Dívida Externa. A exploração desta atividade permitiu constatar a transição feita, pela aluna, para a representação do cálculo mental. A matemática foi também explorada através da temática Osteoporose, sendo possível observar uma melhor apropriação do código matemático e organização de dados, o que permite uma apropriação do algoritmo de adição.

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Publicado

2019-01-07

Cómo citar

Souza Júnior, L. (2019). A matemática popular e a apropriação dos códigos formais. Educação Matemática Em Revista, 36-40. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1654

Número

Sección

Artigos