O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental

Autores/as

Palabras clave:

Quadriláteros. Conceito. Ensino Fundamental.

Resumen

O objetivo do artigo foi o de investigar o conhecimento sobre o conceito de quadriláteros. Os participantes foram quatro alunos de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais foram selecionados a partir das notas obtidas em um teste conceitual. Em seguida, realizamos uma entrevista individual e áudio-gravada, com foco na análise do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal. Os resultados mostraram que dois alunos identificaram que os quadriláteros possuem quatro lados. Dois alunos não conseguiram apresentar exemplos e um aluno não conseguiu apresentar tanto exemplos quanto não exemplos. Por fim, nenhum dos quatro alunos conseguiu apresentar o nome correto do conceito, que as figuras eram quadriláteros. Concluímos que os alunos de sétimos anos que foram entrevistados ainda apresentam lacunas sobre seus conhecimentos a respeito do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Carolina Gâmbaro Pereira, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, campus sede em Maringá-PR.

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos e formação de professores que ensinam Matemática.

Publicado

2019-06-29

Cómo citar

Pereira, M. C. G., & Proença, M. C. de. (2019). O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 108-124. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623

Número

Sección

Artigos