Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática

Autores/as

Palabras clave:

Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.

Resumen

Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monica Marra de Oliveira Santos, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Matemática, Especialista em Docência do Ensino Superior e Letramento Informacional e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG.

Roberto Barcelos Souza, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Matemática, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG e Doutor em Educação em Matemática pela Unesp

Matheus Moreira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Matemática, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG e doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela UFG.

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Santos, M. M. de O., Souza, R. B., & Silva, M. M. da. (2018). Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 347-362. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355

Número

Sección

Múltiplas vozes em Etnomatemática