Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
Palabras clave:
Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.Resumen
Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.