Sobre a epistemologia dos números inteiros

Autores/as

  • Roberto Ribeiro Baldino Universidade do Estado de São Paulo (UESP)

Resumen

Os materiais instrucionais para números inteiros são pródigos em apresentar somas e subtrações, mas são insuficientes quanto à multiplicação. Um grupo, o G-Rio, propôs três jogos e fichas de trabalho para resolver esse problema. A estratégia didática desse material é instituir práticas de produção de significado em que o aluno é que responderá às perguntas: Como tirar o maior do menor? Como subtrair um negativo? Por que menos vezes menos dá mais? Que significa menos vezes? Este artigo descreve brevemente os jogos, analisa e justifica a estratégia didática proposta em termos da teoria dos campos semânticos [Lins, 1992, 1994]. As conclusões são investidas no esclarecimento das dificuldades das regras de sinais no ensino da física [Viennot, 19...]. Argumenta-se pela impossibilidade de investigar as sínteses operatórias evidenciadas na construção dos inteiros à luz do modelo dos campos conceituais [Vergnaud, 1991].

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Publicado

2018-05-04

Cómo citar

Baldino, R. R. (2018). Sobre a epistemologia dos números inteiros. Educação Matemática Em Revista, 4(5), 4-11. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1303

Número

Sección

Artigos