O ensino da Geometria – analisando diferentes representações

Autores/as

  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumen

Esse trabalho faz parte de um projeto mais amplo sobre o ensino de geometria. Adotando por referencial a teoria das representações sociais e a teoria dos campos conceituais, tivemos por objetivos específicos a identificação das representações de professores e alunos sobre a geometria e o estudo da relação entre essas representações e os conteúdos ensinados. Os dados, aqui apresentados, se referem aos questionários de associação livre por escrito. Participaram da pesquisa 189 sujeitos. Os resultados apontam para a existência de duas representações da geometria: a atividade geométrica enquanto constatação empírica e atividade geométrica enquanto experiência racional de dedução. A análise dos conteúdos ensinados indicam, entretanto, que, em sala de aula, a ênfase é dada à geometria de raciocínio. Isto nos alerta para a importância, no ensino fundamental, de se recuperar a articulação entre essas duas dimensões da geometria.

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Publicado

2018-05-04

Cómo citar

Maia, L. de S. L. (2018). O ensino da Geometria – analisando diferentes representações. Educação Matemática Em Revista, 7(8), 24-33. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1279

Número

Sección

Artigos