O discurso da Etnomatemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: aproximações e deslocamentos

Autores/as

  • Fernanda Longo Licenciada em Matemática. Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Wanderer Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O artigo reflete sobre a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utiliza, como base teórica, a Etnomatemática em seus entrecruzamentos com o pensamento de Foucault. O material empírico é constituído por narrativas de professoras que atuam em escolas privadas de Porto Alegre. O exame desse material mostrou que, para as docentes, a matemática é uma disciplina importante e deve ser trabalhada nas escolas. Além disso, destacam que é relevante contextualizar seu ensino na vida social dos alunos, mostrando fortes aproximações com o discurso etnomatemático. Por outro lado, ao explicitarem suas formas de contextualizar o ensino de matemática, os docentes utilizam elementos da cultura dos alunos apenas como exemplos ou “ponto de partida” para o trabalho com conteúdos escolares, reforçando marcas que constituem a matemática escolar, como a escrita, o formalismo e a abstração.

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Biografía del autor/a

Fernanda Longo, Licenciada em Matemática. Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática (UFRGS). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS).

Fernanda Wanderer, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Mestre em Educação e Licenciada em Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Longo, F., & Wanderer, F. (2018). O discurso da Etnomatemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: aproximações e deslocamentos. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 298-313. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1274

Número

Sección

Múltiplas vozes em Etnomatemática