Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras

Autores/as

Resumen

O presente texto traz a seguinte questão como discussão central: “O que é etnomatemática?” A partir dela, são apresentados diferentes entendimentos para o termo, bem como as possibilidades que surgem a partir desses entendimentos. As reflexões aqui apresentadas foram resultantes de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Considerada neste texto como um programa de pesquisa que busca uma compreensão sobre as ticas de matema em distintos etnos, o entendimento que se apresenta para a etnomatemática é sustentado por uma concepção de conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras e que dialoga com os discursos pós-modernos da sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Passos, C. M. dos. (2018). Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 30-42. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253

Número

Sección

Múltiplas vozes em Etnomatemática