A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos.

Autores/as

  • Kátia Maria Medeiros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumen

A calculadora, uma das ferramentas que o homem desenvolveu para atender a suas necessidades de fazer cálculos, tem sua utilidade reconhecida, há já muito tempo, fora da sala de aula. Entretanto, ainda hoje seu uso escolar está cercado de dúvidas e preconceitos infundados. Este artigo apresenta uma pesquisa, realizada em 2000 em uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, que visava investigar a influência da calculadora na sala de aula de matemática na resolução de problemas matemáticos abertos. Seu objetivo específico foi observar-se e como os alunos modificavam seus procedimentos quando passavam a usar a calculadora nessa resolução. Os resultados mostram que a calculadora pode servir para agilizar a resolução, e possivelmente, potencializar o cálculo mental.

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Publicado

2018-01-09

Cómo citar

Medeiros, K. M. (2018). A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. Educação Matemática Em Revista, (14), 19-28. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1083

Número

Sección

Artigos